terça-feira, 22 de setembro de 2015

Carta aberta - sobre a eleição do CNPC/ MinC.

Ao povo tradicional de terreiros de matriz africana, aos quilombolas e população negra urbana.
pira paz, eu não quero mais....
cheguei no limite do stress e eu vou jogar a toalha...

Apenas como uma prestação de contas....
Nós pedimos o aumento da representação das culturas negras - 5 cadeiras de conselheiros -, o MinC não deu.
Negociamos cotas nos colegiados existentes, o minc diz que dá e não dá - primerio usa a auto-declaração, e sabemos que a elite vai se auto-declarar "afro-brasileiro" (como está no formulário de inscrição de candidatos), depois exige 101 assinaturas em reuniões presenciais feitas apenas em capitais e sem dar condições de acesso aos povos de comunidades tradicionais resisdentes em lugares distantes e com comunicação reduzida a radios de pilha....
Também negociamos inscrição pelos correisos e por telefone 0800, para dar a chance de concorrencia a quilombolas e para a população que não tem acesso à internet, e essa possibilidade estava, inclusive, no edital que foi colocado em consulta pública e não foi confirmado no edital publicado.
A unica forma de participação nessa eleição é a votação virtual, entramos nesse processo e cadastramos candidatos e eleitores, e mobilizamos nosso povo para reuniões presenciais.
A forma que o MinC encontrou de excluir o povo tradicional de terreiros de matriz africana, os quilombolas e a população negra urbana foi identificar os IPs repetidos no registro de eleitores e de votos. cada computador tem um IP, mas os IPs de todos os computadores de um cyber são iguas, e nas comunidades onde há somente um computador disponivel os votos serão invalidados...
Serão invalidados por que o MinC quer que cada eleitor que se cadastrou nessas condições, comprove o seu voto.... quer receber um documento com foto vindo daquele email cadastrado.
Mas quando nós nos cadastramos, o MinC não pediu esse mesmo documento - se tivesse pedido antes, a gente tinha anexado no cadastro, e a plataforma não rejeitava nenhum email inativo.
Sabemos que nas nossas condições de exclusão economica e social, poucos de nós tem computador pessoal e acesso diario a seus emails. Entre nós um unico computador registra bem mais votos que os computadores de brancos da elite, onde cada membro da familia tem a sua própria maquina.
Enfim, esse procedimento adotado pelo ministério não vai alterar nada a composição dos colegiados. Nãe era e não é interesse do MINC enegrecer a cultura brasileira.
Esse sistema é excludente e nada vai mudar.
peço desculpas por te-os feito acreditar na possibilidade de sermos aceitos neste ministério racista.

minha proposta é aquilombaar, e fazer a politica da pilhagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário