segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
Ver-o-peso da Pedreira do samba e do amor!
Mais um ano se passa e as escolas de samba de Belém vão desfilar novamente sem que a prefeitura garanta a infra-estrutura e o suporte financeiro para o carnaval. mas se os gestores pensam que acabam com as manifestações das culturas populares estão mais enganados que seus eleitores, afinal quem faz cultura é o povo, o estado apenas fomenta. E viva a cultura do povo da Pedreira.
Enquanto dias melhores não vem, os dias em que esperamos, da gestão pública e dos formadores de opinião, o reconhecimento e a valorização de um espetáculo que envolve mais de trêss mil artistas anônimos em cada uma das escolas de samba que vão para a Aldeia Cabana de Cultura Popular David Miguel contar as estórias de suas comunidades e da sua cidade, é no envolvimento e na disposição decada brincante que cada uma das agremiações vão buscar a força necessária para colocar o carnaval na rua.
É madrugada de segunda-feira e eu aqui na ansiedade da espera do sábado gordo e do desfile das escolas de samba do grupo especial de Belém do Grão-Pará. Passamos o janeiro inteiro movimentando o bairro da Pedreira e a cada domingo arrastando multidões num desfile de alegrias contidas que, por si só, já vale às duras pemas da sobrevivência das manifestações das culturas populares no Pará, mas to falando é desse Pará dos amarelos anos do início da segunda década do século XXI.
E ai eu me pergunto o por quê da minha ansiedade?
É verdade, eu quero ser campeão com o Ver-o-peso na Embaixada de Samba do Império Pedreirense, mas eu também sei que jurados obedecem a um jogo de interesses econômicos e políticos que nem sempre resulta no campenato para o melhor desfile. Ano passado mesmo a Embaixada fez o desfile campeão e a nota maldosa de uma jurada que julgava samba de enredo a rebaixou para o quarto lugar, uma nota desonesta que não conseguiu desqualificar o melhor samba do ano, mas que tirou nossa escola da disputa do campeonato oficial.
Mas nas ruas e fora dessa oficialidade todos sabem que o titulo não foi de quem levou a taça, e povo que faz a cultura da Pedreira já demonstrou que a Embaixada já é bi-campeã e que também tem o melhor samba de 2013.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário