quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

FUMBEL garantiu: Afoxé Ita Lemi vai abrir o desfile oficial das escolas de samba de Belém.

Marcos Marques e Babá Omioryan acertaram a participação do Afoxá no Carnaval de Belém.

Cobrada pelas redes sociais e pelos blogs dos Povo de Terreiro, a presidente da FUMBEL, Eliana Jatene, chamou representantes do Afoxé Ita Lemi Sinavuru para esclarecer dúvidas sobre a participação do "Bloco Afro do Pará"  na programação oficial do Carnaval 2014 em Belém do Pará.
A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 12 de fevereiro com a presença do Babá Omioryan (Emanuell Souza) representando o Ita Lemi Sinavuru.
 Os representantes da prefeitura se declararam surpresos tanto com a notícia quanto com a repercussão do caso, e disseram que nunca tiveram a intenção de excluir o Afoxé da programação. Segundo o Diretor de Ação Cultural da FUMBEL, Marcos Marques, tudo não passou de um mal entendido a partir de um problema com documentação, mas que assim que se desenrolou o processo naquela fundação, a prefeitura garantiu, sim, a participação do Afoxé.
Babá Omioryan informou ao blog, por telefone, que saiu da reunião com acordo firmado que o Afoxé Ita Lemi Sinavuru vai abrir o desfile oficial das escolas de samba do grupo especial no sábado, dia 23 de fevereiro, as 19h, na Aldeia Cabana de Cultura Popular David Miguel, e que é possível, também, a participação no carnaval do Outeiro, mas que no Outeiro vai depender dos compromissos que o Afoxé já acertou em outras cidades.

Entenda o Caso:
No final de janeiro de 2014 o cantor, compositor e autoridade tradicional de terreiro de matriz africana, Babá Edson Catendê, denunciou nas redes sociais a exclusão do Afoxé Ita Lemi Sinavuru e Banda Afro Axé Dudu da programação oficial do carnaval de Belém em 2014.


A denuncia de Babá Edson provocou a revolta das comunidades tradicionais de terreiro de matriz africana, que compartilharam massivamente tal denúncia.
A partir do início de fevereiro, a notícia foi publicada em blogs e se espalhou pela internet.
Principais publicações em blogs e sites:
http://etetuba.blogspot.com.br/2014/02/prefeitura-de-belem-afronta-o-povo.html
http://olhosnegros.org/?p=915
http://www.portalafricas.com.br/prefeitura-de-belem-afronta-o-povo-tradicional-de-terreiro-e-exclui-o-afoxe-italemi-sinavuru-da-programacao-do-carnaval/#.Uvw6RfldU0I


Um comentário: